top of page
Buscar

Tupperware declara falência: entenda como a famosa marca de potes entrou em crise




A fabricante americana Tupperware, famosa por seus potes de plástico, anunciou que está falida. A empresa, com 78 anos de história, comunicou que buscará autorização judicial para vender o negócio, mas sem interromper suas operações.


Tupperware se consolidou como sinônimo de armazenamento de alimentos, ao ponto de seu nome ser usado para identificar qualquer recipiente de plástico, independentemente da marca. Seus produtos são comercializados em mais de 70 países. No entanto, a companhia enfrentou dificuldades para se adaptar ao mercado moderno e atrair consumidores mais jovens, mesmo após uma breve alta nas vendas durante a pandemia.


O aumento nos custos de matérias-primas, salários e transporte também impactaram a lucratividade da empresa, segundo o jornalista Peter Hoskins, da BBC. As ações da Tupperware despencaram mais de 50% após o anúncio de sua possível falência.


Uma 'festa Tupperware' em 1955; nesses eventos, os vendedores, em sua maioria mulheres, ofereciam os recipientes a outras mulheres em suas casas — Foto: Getty Images via BBC


Atualmente, a empresa negocia com seus credores uma dívida superior a US$ 700 milhões.

Fundada em 1946 por Earl Tupper, a Tupperware popularizou suas vendas por meio das icônicas "festas Tupperware", organizadas principalmente por mulheres em eventos domiciliares. Apesar das tentativas recentes de modernizar o modelo de negócios, como parcerias com a rede de lojas Target e a ampliação da linha de produtos, a marca não conseguiu se reinventar para manter relevância no mercado atual.


Analistas de mercado, como Susannah Streeter, afirmam que a empresa não acompanhou as mudanças do setor, perdendo conexão com o público jovem e até com clientes mais antigos que conheciam a marca em seu auge.

0 comentário

Comments


bottom of page